Na tarde de sexta-feira, 3, representantes de várias entidades estiveram reunidos na sede da Fenacon, em Brasília, para discutir o futuro da Certificação Digital do País.

No encontro, foi apresentada uma prévia da Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital, que reunirá todos os serviços relacionados ao assunto. O documento recebeu contribuições de todas as certificadoras que estavam presentes na reunião (veja lista abaixo). O intuito desse documento é que essas informações sejam divulgadas assim que finalizado. “A ideia é que todas as entidades divulguem o mesmo material. O nosso objetivo é que a informação seja igual para todos” acrescenta Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon.

Foi discutido, também, as possíveis mudanças do período de vigência dos certificados digitais, bem como renovações e custos- o desafio é manter o preço mais acessível a todos. A expectativa do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI) é que, em breve, novos pequenos produtos que beneficie diversas pessoas físicas e jurídicas sejam lançados.

O próximo encontro acontecerá em 14 de setembro e a pauta será a finalização da cartilha, que tem  previsão de lançamento no dia 20 de setembro, durante o 10º Certforum.

Participaram do encontro:

·         Fenacon- Valdir Pietrobon;

·         Instituto Fenacon- Carlos José de Lima Castro;

·         Instituo Fenacon- Carlos Roberto Victorino;

·         Comitê Gestor do Simples Nacional- Silas Santiago;

·         Certisign- Julio Consentino e Leonardo Gonçalves

·         Serasa Experian- Eduardo Folly

·         Instituto Nacional da Tecnologia da Informação- Antônio Sérgio Cangiano e Ruy Ramos;

·         Caixa Econômica Federa- Wander Blanco, Henrique Santana, Rafael Oliveira, Marcelo Altavani e Viviane Andrade;

·         Sebrae- Helena Rego e Gabriel Rizza.

 

Fonte: Sistema Fenacon