O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) definiu o período de inscrição para o Exame de Suficiência: de 10 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011. As informações estão no Edital nº 1, elaborado com base na Resolução CFC nº 1.301/2010, publicado no Diário Oficial da União, no dia 29 de novembro de 2010, e retificado no dia 10 de dezembro de 2010.

A FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) será responsável pela realização do Exame. As inscrições deverão ser feitas pelo Portal do CRC SP ou pelo site da FBC. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Para se inscrever é necessário que o candidato tenha efetivamente concluído ou venha a concluir antes da data de realização do Exame o curso de Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

O Exame de Suficiência será aplicado no dia 27 de março de 2011, das 8h30 às 12h30, horário de Brasília. Os locais de realização das provas serão divulgados até o dia 25 de fevereiro de 2011.

Haverá uma prova para os Técnicos em Contabilidade e outra para os bacharéis em Ciências Contábeis. As áreas de conhecimento exigidas dos Técnicos em Contabilidade são: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Noções de Direito, Matemática Financeira, Legislação e Ética Profissional, Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade e Língua Portuguesa.

Aos bacharéis em Ciências Contábeis serão exigidos conhecimentos nas mesmas áreas requeridas aos Técnicos em Contabilidade e mais: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Teoria da Contabilidade, Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Matemática Financeira e Estatística.

O conteúdo programático está disponível no site do CFC.

As provas serão elaboradas com 50 questões objetivas, valendo um ponto cada. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, pelo menos, 50% da prova.

Obtendo a pontuação necessária, ele receberá uma certidão de aprovação, com validade de dois anos para a solicitação de registro em CRC. O prazo começará a contar a partir da publicação do resultado no Diário Oficial da União.

 Autor: CFC